Vitrais

AUTOR
Professor Edinei Seleboge, 5º ano B

Nesta semana os alunos do 5° ano B da Escola São Miguel Arcanjo realizaram um trabalho prático na aula de Arte sobre a aula 52 da chegada da Família Real ao Brasil, e elencando a chegada dos Vitrais, O vitral originou-se no Oriente por volta dos séculos X e XI. Tendo florescido na Europa durante a Idade Média, os vitrais foram amplamente utilizados na ornamentação de igrejas e catedrais, uma vez que o efeito da luz do sol que, por eles, penetrava, conferia uma maior imponência e espiritualidade ao ambiente, efeito reforçado pelas imagens retratadas, em sua maioria cenas religiosas. O Vitral chegou ao Brasil com a chegada da Família Real.

Uma das técnicas utilizadas para a produção de vitrais é :

· Tradicional- empregada até aos nossos dias, emprega peças de chumbo em formato de "U" ou de "H" como suporte para os diversos vidros que constituem o painel. A cor nas peças de vidro era originalmente obtida pela adição de substâncias como o bismuto, o cádmio, o cobalto, o ouro, o cobre e outros, à massa de vidro em fusão. De peso elevado, os vitrais assim construídos apresentavam problemas de estrutura, estanqueidade, fragilidade, deformação, corrosão electrolítica, manutenção difícil, além de elevado custo.

Nós do 5º ano B elaboramos os Vitrais com pedaços pequenos de plástico e acrílico uma das características mais importantes do Vitral é a variedade de cores. Onde encontramos Vitrais em grande parte das igrejas católicas retratando cenas religiosas principalmente passagens bíblicas. As igrejas bizantinas eram repletas de lindos Vitrais. Nos dias de hoje, atualmente esse tipo de arte é muito valorizada, principalmente pelos artesãos que utilizam para dar beleza às suas obras de arte.

A atividade foi muito trabalhosa, mas , resultou trabalhos lindos elaborados pelos alunos, foi uma aula muito dinâmica e muito divertida cada um aprendendo com seus erros e no final resultou estes trabalhos espetaculares.






















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poemas em comemoração ao dia internacional da mulher.

Trabalho infantil não é brincadeira...